quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Montesa


Nota-se falta dos escudos do tanque, paralamas dianteiro e ponteira de escape não originais e a capa do banco deteriorada.


Close do motor.
Sinais evidentes de ferrugem nas peças de ferro.
Primeiro, desmontagem completa, ou quase, pois o motor não necessitou ser aberto.
Apenas a parte de cima, cabeçote e cilindro foram desmontados para descarbonização.
As peças foram então selecionadas para que todas as peças de ferro fossem enviadas para zincagem.
A tampa da embreagem foi desmontada para que seu braço de acionamento fosse zincado.
Durante a lavagem do câmbio com querosene descobriu-se um vazamento de óleo no retentor do eixo, atrás da embreagem que foi então desmontada e o retentor substituído 
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O motor fora do quadro.
O volante do magneto da 250H6 é de alumínio.
A título de curiosidade, ela possui 3 rolamentos no eixo do girabrequim (1 do lado magneto e 2 do lado da embreagem).
O encaixe do cano no cilindro se dá por meio de uma flange com rosca muito fina.
A má colocação desta flange arruina a rosca na peça de alumínio no bocal de descarga do motor.
Na foto, nota-se que a moto do Magoo que ele já teve esse problema que foi solucionado soldando-se um novo bocal com nova rosca na parte interna.


Roda dianteira e balança a pós a desmontagem.
Nota-se na balança as argolas de ferro que são as guias do cabo do velocímetro, ligado à roda traseira como nas 360H6, e o desgaste causado na balança pela corrente por falta de um protetor.


Na carenagem do farol mal nota-se a presença do adesivo amarelo. Veremos mais adiante o banco pronto, reencapado e com o logotipo H6 pintado.
Paralamas traseiro necessitou pintura e o dianteiro será substituído por uma cópia do original em fibra.


O motor foi todo desengraxado com descarbonizante e pintado com preto fosco vinílico catalisado da Galsurit cujo acabamento, é um pouco brilhante, um acetinado.
Nota-se aqui o destaque o acabamento zincado do pinhão, porca do pinhão, guia de corrente/protetor de cárter, pedal de partidas e tampão da segunda vela opicional no cabeçote.
O chicote elétrico também foi refeito.


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O lado esquerdo do motor mostra a alavanca de acionamento da embreagem zincada e o pedal de marchas em alumínio, o da 360H6. Os parafusos da tampa da embreagem foram também zincados


Quadro e balança traseira foram jateados com granalha de aço e receberam em seguida fosfatizante .



Os amortecedores traseiros foram desmontados e pintados.
A hastes se encontravam em bom estado, assim sendo não houve a necessidade de reparos internos ou troca de retentores.

O banco foi novamente encapado e o logo H6 correto pintado na lateral.

A roda traseira foi totalmente desmontada
O cubo foi pintado e os raios foram devidamente zincados


As mesas assim como quadro e balança, etc foram pintadas de vermelho ´Massey Fergusson´ com a técnica eletrostática.
A qualidade do acabamento é prefeita e a resistência a riscos muito maior.
As peças de alumínio tiveram a tinta retirada com descarbonizante e foram posteriormente jateadas com micro esferas de aço.

Detalhe do acabamento da balança traseira


A roda dianteira deu muito trabalho na desmontagem pois os raios estavam muito enferrujados junto aos niples.
Só saíram com a utilização de maçarico mas mesmo assim 3 se partiram e tiveram que ser substituídos.
Os retentores de ambas as rodas também foram substituídos.


Os cubos de roda sofreram o mesmo tratamento das mesas assim como dos suportes do motor, ou seja, tiveram a tinta removida com descarbonizante e jateamento com micro esferas de aço antes da pintura.
Raios e eixos foram zincados.
Os cubos foram pintados com tinta preto fosco vinílico catalizado da Glassurit.

   

As bengalas tiveram os retentores e óleo substituídos

Começa a montagem

Mesas e bengalas no lugar


Balança traseira + amortecedores.
O trabalho prévio de zincagem de todas as peças mostra o resultado na forma do excelente nível de acabamento.

Ao fundo, o motor, aguardando a hora de assumir o seu posto

Olha a máquina tomando forma!

O motor assume seu posto
O descanso lateral também já havia sido instalado


Nesta foto nota-se o ´tampão´ utilizado para vedar a posição onde seria instalada a segunda vela de ignição.
Esta peça também foi zincada.


A coisa vai evoluindo.
Escapamento, guidão, pedaleiras, caixa do filtro de ar, carburador...

Detalhe do suporte do motor
             

Olha ela !!
 A tampa do eixo da balança
Adaptei este esticador de corrente .
O tapa correntes original da 250H6 são tubos plásticos, em duas partes, que envolvem totalmente a corrente e faz a função de esticador.
Atualmente não vi em nenhum modelo  esse sistema original instalado.
Vamos tentar conseguir um.
 Filtro de ar de dois elementos
 Grafismo
 

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