terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SCOOTERS


Sinônimo de cultura urbana jovem. 
As favoritas e clássicas foram a Vespa e a Lambretta.
 As européias com linhas curvas e as americanas retas e angulosas.
Scooters são populares desde 1920 quando um brinquedo de criança
foi transformado em um meio de transporte barato,
                           leve e fácil de dirigir.                  
              

Autoped – 1915 EUAProduzida nos EUA de 1915 a 1921.
Sua vantagem era o tamanho e praticidade. Foi projetada para andar em pé.

A coluna de direção era dobrável para ser fácil de guardar.
Sua velocidade máxima chegava a 32 km/h.
ABC Skootamota – 1919
Muito utilizada depois da 1 ª Guerra Mundial. Design britânico tem como inovação o assento. 
É de onde vem o modelo padrão scooter.
Sua velocidade máxima chegava a 40 km/h.
Cushman Auto-Glide – 1937 EUA
Os modelos europeus eram de linhas curvas e esta americana
mais angulosa e reta.
A mesma simplicidade formal do design de veículos. 
Velocidade máxima, 48 km/h.
Cushman 32 Auto-Glide - 1945
Essa, agora com faróis, suspensão, marchas e transmissão automáticas. 
Possui um pequeno bagageiro atrás do assento.
Indian Papoose - 1948D
Do mesmo fabricante americano da scooter, este modelo foi muito
utilizado na 2 ª Guerra Mundial.
Detalhe: o banco “desce” e permite que se dobre a coluna de direção.
Vespa Grand Sport 160 - 1963 
A mais famosa de todas.
O nome vem do zumbido de seu motor (parecido com o de uma vespa).
A primeira “Vespa” foi criada em 1946 por Corradino d’Ascanio, que antes projetava aviões.
Chassis e traseira largos. Este modelo é considerado o melhor modelo de Vespa. 
Velocidade máxima 100km/h. 
Vespa ET2 – 1996
Tendo como referencia modelos antigos, este modelo tem 
inovações em suas formas.
Um grande sucesso “revival” da década de 60.
Mais econômica e menos poluente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário